Drº Júlio Fuentes Especialista em Fisioterapia

Resolva o seu problema de vez através de Fisioterapia especializada

Quebre o ciclo de dor física e emocional! Pare de deixar que a dor o controle, vamos ajudá-lo a resolver o seu problema de vez.

Respondemos em menos de 30 minutos

Fale com um especialista em reabilitação física agora!

Receba os cuidados que merece

A nossa Clínica em Espinho, abriu no ano de 2009, com objetivo de colmatar em Portugal a ausência de centros de reabilitação física especializado no tratamento de doentes neurológicos.

Cultura Física Terapêutica

Aplica os meios da cultura física na cura das enfermidades e lesões, nas profilaxias das complicações, assim como para recuperação da capacidade de trabalho.

O trabalho está orientado no tratamento de pacientes com Escleroses Múltipla, Acidentes Vasculares Encefálico (AVC), Parkinson, Traumas Crânio-Encefálico, Paralisia Cerebral Infantil (PCI) e Lesões da Medula entre outras doenças neurológicas.

Restauração Neurológica

A Restauração Neurológica são técnicas , métodos e atividades, enfocadas na recuperação de capacidades e habilidades motoras e psíquicas, que tenha sido afetadas por alguma das formas que se manifestam nas enfermidades neurológicas.

A forma de aplicação da Restauração Neurológica, na nossa clínica se fundamenta, nos métodos da Escola Cubana de Medicina Física e Desportiva, onde os membros de nossa equipa se formaram e trabalharam durante anos, e obtivessem uma rica experiência profissional.

O elemento mais importante na aplicação da Restauração Neurológica, é a Neuroplasticidade , que é o efeito de adição de Estimulo por diferentes métodos e vias ao cérebro (neurónio) para provocar uma serie câmbios no funcionamento do cérebro com o fim de conseguir a capacidade de recuperação funcional.

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA

É o tratamento de enfermidades crónicas ortopédicas, como consequência de enfermidades laborais, resultado de uma atividade profissional de longa duração.

Realizamos tratamentos pós-operatório das Próteses de Joelho e Ancas.

Tendinites no ombro e no cotovelo que são muito comuns nas pessoas que exercem trabalhos em restauração e comércio no geral, lesões musculares na coluna cervical, lesões na coluna lombar.

Passo para um estilo de vida e bem-estar

O nosso objetivo é maximizar a independência nas atividades da vida diária. Utilizamos uma ampla gama de serviços de terapia, ferramentas e técnicas terapêuticas

Dor de costas 

Recuperação pós-operação

Lesões Desportivas

Intervenção Pediátrica

Distúrbios neurológicos

Acidentes de Viação

Respondemos em menos de 30 minutos

Fale com um especialista em reabilitação física agora!

Experiência com mais de 30 anos

Os nossos Conceitos

A Cultura Física Terapêutica é uma disciplina médica independente, que aplica os meios da cultura física na cura de doenças e lesões, na profilaxia de exacerbações e complicações, bem como na recuperação da capacidade para o trabalho. O principal meio que a cultura física terapêutica utiliza como estimulador essencial das funções vitais do organismo, é o exercício físico; Isso diferencia a cultura física terapêutica dos outros métodos terapêuticos.

A Cultura Física Terapêutica és um dos elementos maus importantes da terapêutica contemporânea, pela qual se sobreintende el conjunto de métodos y médios terapêuticos elegidos de maneira individual como el conservador, el quilúrico, el medicamentoso, el físico-terapêutico, la alimentício terapêutica e outros.

A Cultura Física Terapêutica reduz a influência desfavorável da atividade motora necessariamente diminuída; previne complicações e intensifica as reações de defesa doenças do organismo frente a certas, contribui para o desenvolvimento de mecanismos compensatórios. Para certas doenças e lesões, os exercícios físicos têm um significado essencial na recuperação da estrutura e funções do órgão lesado.

Para a aplicação consciente e bem-sucedida dos exercícios físicos com fins terapêuticos, é necessário conhecer seus mecanismos de ação, que, por sua vez, são baseados em leis fisiológicas.
A Fisioterapia neurológica consiste em habilitar os indivíduos com lesões no sistema nervoso a desempenhar suas atividades da vida diária da melhor forma possível. Ajuda o indivíduo com deficiência motora a readquirir seu desempenho físico fundamental para sua independência.

O desafio do fisioterapeuta neurológico começa em saber avaliar e selecionar, a partir do diagnóstico de cada doente, o melhor tratamento dentre as inúmeras técnicas e exercícios.

A responsabilidade é grande: nas mãos do fisioterapeuta neurológico está muitas vezes a reinserção da pessoa em uma vida normal, dentro das possibilidades de cada caso.

Além de todos os aspetos neurológicos e fisiológicos que o profissional deve conhecer a fundo, é preciso atenção também às respostas cognitivas (relativas ao aprendizado) e emocionais de seus pacientes. Essas pessoas necessitam de constante incentivo e ânimo para não abandonarem o tratamento, já que o sucesso da fisioterapia depende muito da frequência e da continuidade. Os avanços às vezes são lentos, mas sempre aparecem. O objetivo é buscar o bem-estar físico e emocional, reabilitando o paciente para que possa realizar suas atividades com o maior nível de independência possível. O que está em jogo aqui é aumentar a qualidade de vida.

O sucesso da Reabilitação Neurológica, reside no fenómeno denominado por Neuro plasticidade. Trata-se do efeito que resulta da soma de diferentes estímulos ao cérebro por diferentes métodos e vias, tendo como objetivo provocar alterações no funcionamento do mesmo que permitirão a recuperação funcional. Cada utente tem um Programa de Reabilitação que é aplicado uma ou duas vezes ao dia, entre duas a quatro horas. O utente em todo o tratamento é acompanhado por um ou mais fisioterapeutas que apenas centram a sua atenção nesse mesmo doente.
“A arte e a ciência do tratamento por meio de exercícios terapêuticos, calor, frio, luz, água, massagem e eletricidade. Além disso, a Fisioterapia inclui a execução de testes elétricos e manuais para determinar o valor do envolvimento e força muscular, testes para determinar as capacidades funcionais, a amplitude do movimento articular e medidas da capacidade vital, bem como auxiliares diagnósticos para o controle da evolução”.

“Fisioterapia é o conjunto de métodos, ações e técnicas que, através da aplicação de meios físicos, curam, previnem, recuperam e se adaptam às pessoas afetadas por disfunções somáticas ou que pretendem manter um nível de saúde adequado”.
CURRICULM Lic.: Júlio Ernesto Fuentes, Licenciado em Cultura Física Terapêutica : em na Universidade de Ciências de Cultura Física e Desporto Manuel Fajardo, la Havana Cuba , ao finalizar seus estudos incorporou-se como especialista na reabilitação, no Centro Internacional de Restauração Neurológica (CIREN) de la Havana Cuba, donde se formou na especialidade de reabilitação neurológica, trabalhando na Clinica de Enfermidades Raquimedular, Neuromuscular y Esclerosis Multiple, Clinica de Lesões Estáticas, Clinica de Neurologia Infantil y Clinica de Transtornos de Movimentos y Neuro-degenerações.

Em Portugal trabalhei na Clinica do Dr. José Lima na cidade de Aveiro, foi fundador do Instituto Luso-Cubano de Neurologia(ILCN), no Porto, sendo responsável na formação e instrução na área de Fisioterapia, no ano 2011, criou o Centro Cubano De Fisioterapia y Reabilitação de Espinho. Participado em eventos científicos

Congresso de Técnicos da Associação Medica do Caribe (AMECA) decorrido em Havana, fevereiro de 2000, apresentação da “A influencia de um programa de reabilitação Intensiva em pacientes com Escleroses Multiplex”.

XII FORUM DE CIENCIA E TECNICA do Centro Internacional de Restauração Neurológica (CIREN), agosto de 1998. Apresentação: “La Influencia no trabalho na feraz muscular, na dinâmica do equilíbrio e da deambulação de um programa de reabilitação intensivo em pacientes com Escleroses Multiple

XIII FORUM DE CIENCIA E TECNICA do Centro Internacional de Restauração Neurológica (CIREN) outubro de 2000 Apresentação: “Proposta Metodológica do Tratamento Físico para corrigir deformidades Varo-Equino do pé em pacientes com Lesões Estáticas Encefálicas

Congresso de Técnicos da Associação Médica do Caribe (AMECA) Havana Abril de 2000, apresentação: “ Escleroses Multiple em Idade Laboral”
Abaixo encontra-se os certificiados do Drº

Certificações & Diplomas